quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mafia napolitana

A máfia que opera no sul da Itália declarou "guerra contra o Estado", segundo o ministro do Interior italiano, Roberto Maroni. Maroni disse que a máfia local, a Camorra, está tentando eliminar qualquer tipo de oposição ao poder que exerce junto à comunidade local. Como medida para combater os grupos criminosos locais o governo italiano nesta quarta-feira anunciou o envio de 500 soldados para a região de Campânia. A decisão foi tomada depois que seis africanos e um italiano foram mortos perto de Nápoles, supostamente pela Camorra. Os assassinatos - supostamente ligados ao tráfico de drogas - chocaram a Itália e provocaram revolta entre imigrantes. A polícia prendeu um homem em conexão com os crimes. Os soldados irão se juntar aos 400 policiais extras que já foram deslocados para a região numa tentativa de quebrar o controle da Camorra ao redor de Nápoles.


Lissandra.

domingo, 21 de setembro de 2008

Bomba da 2ª Guerra explode na Alemanha e deixa feridos


Uma bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu na sexta-feira 19, nas proximidades de uma fábrica da cidade alemã de Hattingen, no estado de North Rhine Westphalia, e feriu 17 pessoas, segundo informações da agência EFE.

A explosão aconteceu quando uma escavadeira atingiu o artefato de 500 kg, que estava enterrado a cerca de meio metro da superfície. Um bombeiro disse que os trabalhadores deram sorte, pois sofreram apenas ferimentos leves.
O bombardeio aéreo imposto pelos Aliados durante a Segunda Guerra acabou em 1945 e várias bombas não explodiram. Equipes antibombas continuam atuado no país a procura desses artefatos, mas nem todos foram recuperados.


>Luiza.

domingo, 14 de setembro de 2008

Retirada de tropas


As tropas russas levantaram neste sábado os cinco principais acampamentos no oeste da Geórgia, como haviam prometido. A retirada havia sido acordada entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que ocupa a presidência rotativa da União Européia, e o presidente russo, Dmitri Medvedev, no dia 8 de setembro.

Medvedev aceitou retirar as tropas dos postos estratégicos entre Poti e Senaki antes de segunda-feira (15), como parte de uma retirada que deve ser completada em meados de outubro, assim como o envio de 200 observadores da UE à Geórgia.

Uma coluna de caminhões e veículos blindados de transporte de tropas partiu de Nabada às 7h45 (0h45 Brasília). A unidade, que tinha cerca de 70 militares, foi instalada próxima a uma praia nas margens do mar Negro para controlar o tráfego marítimo do porto de Poti em direção à região separatista georgiana da Abkházia.

Porém, Moscou insiste em manter 7.600 soldados na Abkházia e Ossétia do Sul, o que provocou a revolta de Tbilisi e a afirmação dos Estados Unidos de que o Kremlin estava violando o acordo de cessar-fogo.
Apesar da retirada russa, um policial georgiano morreu neste sábado ao ser atingido por tiros procedentes de um posto de controle abkházio situado na periferia desta região separatista.



Marina Freygang

Queda de avião na Rússia


Um Boeing 737 caiu ontem em Perm, perto dos Montes Urais, em um acidente no qual seus 88 ocupantes morreram, inclusive sete crianças e 21 estrangeiros. Segundo o Ministério de Situações de Emergência russo, o avião caiu sobre um trecho de uma ferrovia durante a manobra de aterrissagem a apenas centenas de metros do Aeroporto de Perm, cidade de cerca de 1 milhão de habitantes. O contato com o avião foi perdido à 1h12 hora de Moscou (18h12 de sábado em Brasília) quando voava a uma altitude de mais de mil metros.


O chefe do comitê de investigação da Procuradoria-Geral da Rússia, Aleksandr Bastrikin, afirmou neste domingo que um exame preliminar do local do acidente aéreo indica que a tragédia ocorreu devido à "falha técnica e ao incêndio na turbina direita da aeronave". De acordo com essa versão, os pilotos do Boeing 737 da companhia russa Aeroflot tentaram, em vão, efetuar uma aterrissagem de emergência após a explosão de um dos motores.
Marina Freygang

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Rússia pode voltar atrás


Um dia depois de reconhecer as regiões da Abkhásia e Ossétia do Sul, os países-membros da OTAN afirmaram que condenaram a Rússia pela decisão e pediram para moscou que reverta a situação.
"O Conselho do Atlântico Norte condena a decisão da Federação Russa de estender o reconhecimento às regiões de Abkházia e Ossétia do Sul, na Geórgia, e pede que a Rússia reverta esta decisão"
Gabriela Luciani

sábado, 23 de agosto de 2008

Geórgia prolonga estado de guerra após Rússia manter tropas no país

O Parlamento da Geórgia prolongou neste sábado por mais duas semanas o status de "estado de guerra" no país por considerar que a Rússia descumpriu o compromisso de retirar suas tropas do território georgiano para as regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia.
Os deputados aprovaram assim o pedido do presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, que argumentou que a prorrogação do estado de guerra é necessária "porque as tropas russas permanecem na Geórgia em violação ao acordo de cessar-fogo".
O estado de guerra foi implantado no país por duas semanas no último dia 8, quando a Rússia enviou seu Exército para a Geórgia com o objetivo de defender a separatista Ossétia do Sul dos ataques das tropas georgianas.
A Rússia declarou ontem à noite que tinha recuado suas tropas do território georgiano para a Ossétia do Sul, mas Tbilisi denunciou hoje que os militares russos ainda mantêm sob seu controle regiões estratégicas do país e várias localidades, como o porto de Poti e a cidade de Senaki, no oeste perto da também separatista Abkházia.
"A situação melhorou apenas ligeiramente após a retirada das principais unidades da Rússia, já que as tropas russas ainda mantêm o controle de vários territórios estratégicos", disse à imprensa o deputado georgiano David Darchiashvli.

Angela M. Colares

domingo, 17 de agosto de 2008



O porto de São Francisco do Sul é o quinto maior porto do Brasil em movimentação de container. É administrado pelo governo do Estado de Santa Catarina. Está situado na baia de Babitonga, tem influencia em SC e parte do RS. Além da administração do governo, o porto de São Francisco do Sul recebe investimentos de empresas como Terlogs, Bunge e a CIDASC o que contribui para a agilidade nas operações. Os acessos ao porto são: rodoviário - BR-280 / BR-101 e BR-116, ferroviário- Ferrovia Sul-Atlântico S/A, e marítimo - farol da ponta José Dias.

Os principais produtos movimentados são: Granel sólido: farelo de soja, fertilizantes, milho; Granel líquido: óleo de soja, petróleo; Carga geral: blocos de motor, compressores, eletro-eletrônicos, carne congelada, artigos têxtil, cerâmica, ferro fundido, madeira, papel Kraft e contêineres.

Área total: 36.000m2



Gabriela L. e Katrin

Porto de Imbituba


O Porto de Imbituba está estrategicamente localizado no "epicentro" do Mercosul, tendo, desta forma comunicação fácil com as maiores regiões produtoras e consumidoras, não só do país, mas da América do Sul como todo.
Foi construído em uma enseada aberta ao mar. O canal de acesso ao porto é profundo, permitindo a navegação de navios de grande porte a qualquer hora do dia e da noite.
Atualmente conta com quatro Berços de Atracação.
Principais produtos transportados: granéis sólidos e líquidos, congelados, contêineres e carga geral. Com destaque nas importações de fertilizantes, coque, milho, sal e barrilha e nas exportações de congelados, açúcar e contêineres.
O PORTO DE IMBITUBA movimentou, neste mês de março, 191.571 ton. de cargas, o que corresponde à maior movimentação dos últimos 17 anos e 7 meses. E em média, movimenta pouco mais de um milhão de toneladas por ano.



Marina

Porto de Imbituba

Em 1870, foram descobertas jazidas de carvão no sul de Santa Catarina, nas vertentes do rio Tubarão. Estudos realizados na época apontavam Imbituba como o local ideal para a construção de um porto para a movimentação desse minério.
Mas as obras de construção do Porto só se efetivaram mesmo a partir de 1919, com o pioneirismo do empresário carioca Henrique Lage.
O Porto de Imbituba é administrado pela Companhia Docas de Imbituba, empresa de Capital Aberto que detém a concessão para exploração comercial do Porto até o ano 2012. Constituindo-se, assim, o único porto Público do país administrado por uma empresa privada.
Localizado no litoral sul do estado de Santa Catarina a cerca de 90 km da capital Florianópolis, estando conectado à BR-101
.



Angela

Porto de Itajaí

Luiza

Porto de Itajaí

Sendo tradicionalmente um porto de carga geral, o Porto de Itajaí vem apresentando um crescimento surpreendente nos últimos anos. A movimentação financeira das mercadorias que circulam através do Porto de Itajaí apresentou o maior incremento dos últimos cinco anos. Entre exportações e importações foram movimentados, de janeiro a julho, US$ 6,5 bilhões. O total representa um crescimento de 40,61% em relação ao mesmo período de 2007. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Dos 22 estados que exportam mercadorias através de Itajaí, Santa Catarina foi responsável pela movimentação de 59,37%.


Área: Suas instalações têm mais de 15.000 m² de área coberta para estocagem de produtos e 38.000 m² de área descoberta para armazenagem de contêineres. Sendo que até o final de 2008 o Porto Municipal de Itajaí deve ampliar em 64 mil metros quadrados a área para armazenagem de contêineres.

Principais produtos exportados: madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo.


Principais produtos importados: trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos.

Áreas de influências: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Priscilla

Porto de Itajaí

É o principal porto de Santa Catarina, sendo o segundo maior do país em movimentação de containeres. Caracteriza-se por ser um porto essencialmente exportador, onde cerca de 78% da movimentação corresponde a exportação,escoando quase toda a produção do Estado. É também o único terminal portuário municipalizado do país.

História: O porto começou a ser construído em 1938, com a edificação do primeiro trecho de cais, concluindo-se em 1956.

Localização: Está localizado no município de Itajaí, na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2km de sua foz, no litoral norte do estado de Santa Catarina.

Parceria: O Teconvi S/A (Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí) é uma empresa privada que, através de licitação, arrendou em janeiro de 2002 parte das instalações do Porto de Itajaí, possuindo concessão para atuar como operadora portuária no segmento de contêineres. Trabalhando pela modernização, aparelhamento e ampliação da área portuária.


Lissandra

sábado, 9 de agosto de 2008

Conflito entre Geórgia x Rússia pode se tornar uma guerra


A Ossétia do Sul é uma região situada na encosta sul das montanhas do Cáucaso, pertencente ao Estado da Geórgia e localizada a 100 quilômetros da capital Tbilisi. No colapso da União Soviética houve o surgimento de um movimento separatista na Ossétia do Sul, que sempre esteve mais próxima da Rússia do que da própria Geórgia, mantendo relações com a vizinha russa Ossétia do Norte, que fica do lado norte do Cáucaso.
A maior parte de seus habitantes é etnicamente distinta dos georgianos e fala sua própria língua, e cerca de um terço de seu orçamento anual vem da Rússia. Eles afirmam que foram adquiridos à força pela Geórgia durante o regime soviético. Legalmente pertencem a este Estado, mas luta por sua independência desde os anos 90 e agora com o apoio da Rússia.
O combate está travado entre Rússia, Geórgia e Ossétia do Sul na região da Ossétia. A Rússia afirma que seu exército agiu em defesa da população, maioria russa, que estava sendo morta na região. O Parlamento da Geórgia votou neste sábado (9) a instauração do estado de guerra para os próximos 15 dias no país, que declara um combate com a Rússia na Ossétia do Sul. Após ataque russo ao seu exército, o presidente da Geórgia Mikheil Saakashvili declarou lei marcial, que constitui na suspenção das liberdades fundamentais do cidadão sendo que as pessoas podem ser presas sem fundamento judicial. Também confere poderes a ele, que pode tomar decisões sem consultar o Parlamento.
Os Estados Unidos, a União Européia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte pediram à Rússia e Geórgia para que abandonem o conflito. A Geórgia convocou moradores para que se apresentem ao exército, num claro sinal de que o combate deve continuar.
Este confronto já causou muitos prejuízos para as cidades centrais do conflito e muitas mortes, estimadas em 1500 aproximadamente.





Priscilla Bernardelli

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Esculturas de 5 mil anos encontradas na Inglaterra

Foram encontradas nas regiões de Northumberland e Durham no norte da Inglaterra centenas de esculturas pré-históricas. Segundo especialistas as rochas datam do período Neolítico, sendo feitas há aproximadamente cinco mil anos. As esculturas têm formatos e tamanhos diversos, e seus significados ainda não foram decifrados pela equipe descobridora das obras.




Priscilla Bernardelli

Conservadores pedem antecipação de eleições no Reino Unido


O Partido Conservador britânico aproveitou neste domingo a guerra interna que vive o governamental Partido Trabalhista para pedir a antecipação das eleições gerais, previstas para 2010.

A crescente impopularidade e a frouxa liderança do primeiro-ministro Gordon Brown geraram um enfrentamento dentro do Partido Trabalhista, o que parece agradar a oposição.

"O Partido Trabalhista está claramente dividido entre as pessoas que apóiam Brown e que tentam acabar com ele", indicou o dirigente conservador.
"O que temos é um governo em meio ao caos em um momento em que o Reino Unido enfrenta sérios desafios. Simplesmente, não podemos continuar assim por outros 18 meses", comentou Grayling.


O político conservador fez esses comentários depois que os ministros da Economia, Alistair Darling, e da Inovação e Universidades, John Denham, assim como a número dois trabalhista, Harriet Harman, declarassem apoio a Brown.
(God Save de Queen! Hehehe)
>Luiza F. Pamplona

Mais segurança na Itália


Um total de três mil militares foram mobilizados nesta segunda-feira em várias cidades italianas em cumprimento do polêmico decreto firmado pelo governo conservador de Silvio Berlusconi para garantir a segurança dos cidadãos.
Os militares deverão vigiar monumentos e lugares importantes, como embaixadas e os centros onde se encontram detidos os imigrantes ilegais.

Outros militares patrulharão junto com a Polícia ruas e avenidas da capital italiana.
Em Roma, cerca de 400 soldados vigiarão dez estações das linhas metropolitanas de trem, principalmente, a estação central de Termini assim como um centro de detenção de imigrantes.
O prefeito da cidade, Gianni Alemanno, se opõe ao patrulhamento das ruas do centro histórico, o que afetaria a imagem da cidade, que recebe a cada ano milhões de turistas.
O papel dos militares em Roma deverá ser limitado.


Os sindicatos da Polícia criticaram a medida e acusaram o governo de Berlusconi de querer ganhar a opinião pública usando "demagogicamente a segurança" e de militarizar as cidades.
O ministro do Interior Roberto Maroni explicou que a medida foi tomada para dar uma resposta aos cidadãos preocupados com o aumento da insegurança.
>Luiza F. Pamplona

sábado, 26 de julho de 2008

Representante das Farc na Espanha é detida em Madri

A polícia espanhola prendeu neste sábado Rosario García Albert, considerada a representante das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) na Espanha, informaram à agência de notícias Efe fontes da investigação. A mulher foi detida na localidade madrilena de San Lorenzo de El Escorial e era responsável na Espanha pela arrecadação de fundos para o grupo colombiano.
A detenção foi fruto de um trabalho de colaboração com as autoridades policiais da Colômbia e aconteceu graças às informações disponíveis nos computadores de "Raúl Reyes", o "número dois" das Farc que morreu no dia primeiro de março em um ataque da força aérea colombiana em território do Equador.
As fontes disseram que a detenção de Rosario García Albert não tem relação com uma eventual colaboração que tenha podido acontecer entre as Farc e o ETA (Euskadi Ta Askatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade --grupo terrorista e separatista que luta pela independência da região basca).
A polícia realiza uma busca na casa da detida em busca de documentação, em uma operação que continua em andamento.
Marina Freygang

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Europa libera importação de carne


A Europa nessa última segunda-feira dia 30, autorizou a importação de carne das cidades de São Paulo e do Paraná, estes porém terão que cumprir regras de rastreabilidade dos rebanhos. O anúncio foi comunicado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. A decisão será publicada oficialmente em julho.
As exportações tinham sido suspensas pela Eupora no inicio do ano, pois as exigências sanitárias européias não tinham sido cumpridas.
A União Européia costumava comprar os melhores e mais caros cortes, sendo o segundo destino em volumes da carne brasileira. De acordo com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, no ano passado o bloco importou 195 mil toneladas de carne bovina in natura, totalizando 1,08 bilhão de dólares. Essa quantidade representa cerca de um terço da receita total de exportações brasileiras.

Lissandra

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Para refletir...






















Todos os anos são cruelmente degolados golfinhos e baleias nas ilhas Feroe, região Autônoma da Dinamarca. Trata-se de uma festa, onde os rapazes participam ativamente para manifestar a sua passagem à idade adulta.
Sem mais comentários...
Katrin

sábado, 14 de junho de 2008




Ministros do G8 alertam para altos preços do petróleo e dos alimentos




Em comunicado conjunto, os titulares de Economia dos oito países mais desenvolvidos - Estados Unidos, França, Reino Unido, Japão, Alemanha, Itália, Canadá e Rússia - (G8) indicaram que os altos preços do petróleo e dos alimentos têm sérias conseqüências para os países mais vulneráveis, e podem aumentar a pressão inflacionária global.
Ministros de Finanças do G8 reuniram-se em Osaka, no Japão, e pediram maior comunicação entre produtores e consumidores para melhor adiministração e proteção dos alimentos.
Quanto ao elevado preço do petróleo, os ministros reiteraram seu pedido aos países produtores para que aumentem sua capacidade de produção a longo prazo.
"Temos sérias preocupações quanto ao grande aumento do preço do petróleo, que superou recordes anteriores em termos nominais e reais, e gerou forte impacto na estabilidade econômica global, no bem-estar do povo e nas previsões de crescimento", assinalam.
O comunicado conjunto foi divulgado ao término de uma reunião de dois dias realizada pelos ministros de Finanças dos países-membros do G8, prévia à reunião de líderes que será realizada em Hokkaido (norte do Japão), no início de julho.
Angela Colares.

Sarkozy pede que países da UE ratifiquem Tratado de Lisboa


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu neste sábado que prossiga o processo de ratificação do Tratado de Lisboa (que tem como objetivo reformar a União Européia), para que a rejeição do acordo por parte da Irlanda não se transforme em uma crise.

"É preciso mudar nossa forma de fazer a Europa para responder às preocupações dos cidadãos", afirmou Sarkozy, em entrevista coletiva com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
Os eleitores irlandeses rejeitaram o Tratado de Lisboa em votação popular realizada nesta quinta-feira, 12 de junho, no país. Os resultados oficiais divulgados pelo governo da Irlanda informam que o texto do tratado foi rejeitado com 53,4% dos votos a favor do "não".

Entre as reformas propostas pelo tratado estão a criação de uma Presidência do Conselho de Ministros da UE com longo mandato, um chefe de política exterior mais poderoso e a remoção do poder de veto de países em um número maior de áreas de decisão. A derrota do tratado na Irlanda poderá representar, segundo analistas, uma crise política da União Européia.

O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, afirmou que o processo de ratificação do Tratado de Lisboa deve continuar apesar do anúncio da rejeição irlandesa. "O Tratado não está morto. Foi assinado pelos 27 Estados-membros, por isto há uma responsabilidade conjunta para enfrentar a situação.", afirmou Barroso.

Além disso, os líderes da UE estudarão formas de considerar as preocupações apresentadas pelo povo irlandês, que serão apresentadas pelo primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen.
O Tratado de Lisboa foi ratificado até agora por 18 dos 27 Estados-membros da UE, e Barroso afirmou que o processo de ratificação deve continuar nos oito países restantes.
Angela Colares.

domingo, 8 de junho de 2008

Sinal verde para a Eslováquia

"A Eslováquia atravessou nos últimos anos um processo de adaptação bastante impressionante e nos alegramos por isto", comentou o ministro das Finanças de Luxemburgo, Jean- Claude Juncker.

Os ministros das Finanças da União Européia deram sinal verde para o ingresso da Eslováquia na zona do euro. A partir de 1º de janeiro de 2009, ela será o 16º país a circular a moeda, mas a paticipação ainda depende da permissão dos chefes de Estado e governo da UE durante cúpula em Bruxelas em 19 e 20 de junho. A decisão defitiniva será tomada somente em julho.

Priscilla Bernadelli

Vazamento em usina nuclear eslovena

No dia 04.06 ocorreu um incidente no sistema de refrigeração da usina atômica eslovena Krsko, havendo vazamento de uma substância. A usina passou a funcionar em modo de segurança, mas três horas após o ocorrido não havia indícios de que tivesse escapado radioatividade. Mesmo assim a Comissão Européia alarmou os 27 países da comunidade.\

Priscilla Bernardelli

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Irlanda apresenta tratado que proíbe bombas de fragmentação


O governo irlandês apresentou nesta sexta-feira o texto oficial do tratado internacional que proíbe as bombas de fragmentação, estipulado na quarta-feira (28) por mais de cem países.
O ministro de Assuntos Exteriores irlandês, Micheal Martin, entregou aos representantes do governo norueguês uma cópia do novo tratado, que será ratificado pelos 111 países signatários em cerimônia que será realizada em Oslo em 2 de dezembro.
O tratado "proíbe, sob qualquer circunstância, o uso, desenvolvimento, fabricação, aquisição e armazenamento" das bombas de fragmentação, ao mesmo tempo em que reforça a assistência às vítimas, a maioria civis.
Os países signatários e a Coalizão contra as Bombas de Fragmentação (CMC), que reuniu mais de 200 ONGs durante as conversas de Dublin, qualificaram o tratado de histórico, apesar de os maiores produtores e usuários (Estados Unidos, Rússia, China e Índia) não terem assinado o pacto. O Moviment per la Pau (Movimento pela Paz), que participa das negociações, considerou positivo "o amplo consenso alcançado", pois "estigmatizará este tipo de armamento e condicionará também o comportamento daqueles que não o assinem".
Marina Freygang.

França descobre rede brasileira de falsificação e trabalho clandestino


Uma rede brasileira de falsificação de documentos, que permitia a empresas de construção empregar pessoas sem documentos pela metade do salário, foi descoberta em Paris e Lyon após a prisão de 79 pessoas.
Os 28 principais nomes da organização e seis executivos de construtoras foram detidos preventivamente. Entre os presos estão vários brasileiros, segundo uma fonte policial.
Os outros detidos são imigrantes sem documentos. O departamento especializado da polícia de fronteiras da França, responsável pela investigação, confiscou uma grande quantidade de material nos oito escritórios de falsificação de documentos descobertos na região de Paris.
Quase 300 policiais foram mobilizados na terça-feira e quinta-feira, ao fim de cinco meses de investigações.
Cada escritório produzia documentação falsa, em particular carteiras de identidade portuguesas, espanholas, francesas e italianas, assim como carteiras de motoristas, por um valor de 30 mil euros mensais.
A investigação descobriu que quase todos os estrangeiros sem documentos e em situação irregular haviam sido contratados por empresas de construção nas duas regiões.
Os trabalhadores recebiam um salário médio de 60 euros diários, quando a jornada média diária de um emprego idêntico chega a 105 euros.
Além disso, não tinham nenhuma assistência social e os patrões não pagavam os impostos correspondentes dos contratos.



Marina Freygang.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Médicos despertam do coma filha de austríaco nascida em porão


Kerstin, a filha mais velha de Elisabeth Fritzl que passou os 19 anos de sua vida trancada no porão, será despertada do coma induzido.

Elisabeth foi mantida durante 24 anos em cativeiro por seu pai, Josef Fritzl, de quem sofreu seguidos abusos sexuais que geraram sete filhos. Kerstin é a filha mais velha da relação incestuosa.

Kerstin está desde o fim de abril no hospital de Amstteten, onde foi internada pelos efeitos de uma grave doença que os médicos não conseguiam diagnosticar.
Os sinais vitais da menina ficaram estáveis durante as últimas semanas, após ter sido submetida a um coma induzido. Por isso, os médicos irão despertá-la.
No entanto, a fase de retirada do coma é longa e, dependendo de como a jovem reagir, pode durar várias semanas, segundo os médicos que a atendem.
Enquanto isso, os cinco irmãos de Kerstin, sua mãe e sua avó, Rosemarie, estão recebendo atendimento em uma clínica psiquiátrica de Amstetten.
O pai e seqüestrador, um técnico eletricista aposentado de 73 anos, está detido preventivamente desde 26 de abril em um centro penitenciário de Sankt Pölten, capital do Estado de Baixa Áustria.
Marina Freygang

União Européia anuncia mudanças em ajuda a países pobres

Os ministros de Desenvolvimento dos países da UE (União Européia) afirmaram nesta terça-feira que promoverão "reformas radicais" na ajuda que o bloco concede às nações menos desenvolvidas.
Além de aumentar o valor total da cooperação, os Estados-membros da UE vão intensificar a colaboração com todos os atores envolvidos no processo, para garantir transparência e melhorar a efetividade da ajuda distribuída.
Em uma reunião em Bruxelas, o bloco renovou o compromisso de ampliar o auxílio aos países pobres para 0,56% do seu PIB (Produto Interno Bruto) até 2010 --quando o valor chegará a 66 bilhões de euros-- e para 0,7% de suas riquezas até 2015, depois que, no ano passado, reduziu-a pela primeira vez, de 47,676 bilhões para 46,087 bilhões de euros.




Marina Freygang

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Itália transformará imigração ilegal em crime



O governo conservador de Silvio Berlusconi aprovou a transformação da imigração ilegal em crime na Itália, informou o ministro de Assuntos Exteriores italiano, Franco Frattini.
A decisão foi tomada durante o primeiro Conselho de Ministros do governo de Berlusconi, realizado na cidade de Nápoles e que durou quatro horas.
A tipificação da imigração ilegal como crime fará parte de um projeto de lei que será enviado ao Parlamento, enquanto outras medidas de luta contra a imigração clandestina e consideradas urgentes foram incluídas em um decreto-lei.


Luiza Pamplona.

O Dalai-lama se reuniu com o primeiro-ministro da Inglaterra.


O líder tibetano, então em viagem de 11 dias pelo Reino Unido foi recebido pelo primeiro minístro da Inglaterra, Gordon Brown em um centro religioso do Palácio de Lambeth, em frente ao Parlamento de Westminster.

O encontro foi descrito pelo governo britânico como uma "reunião inter-religiosa com vários outros líderes religiosos", entre eles o monsenhor Rowan Williams, arcebispo de Canterbury e líder da Igreja Anglicana.

Tais atividades internacionais do Dalai Lama estão provocando irritação da China, que acusam o prêmio Nobel da Paz de incentivar planos separatistas.



Luiza Pamplona.

domingo, 18 de maio de 2008

Vídeo assistido em sala

O vídeo assistido em sala mostra de uma forma criativa e de fácil compreensão o tema da sustentabilidade, questão muito importante atualmente. Mas o que é sustentabilidade? É um meio de configurar a civilização e as atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

O vídeo mostra o ciclo da produção: quando o homem retira da natureza a matéria prima, essa em seguida vai para a indústria, aonde são formados os produtos que irão para as prateleiras das lojas e que serão compradas por nós, e que posteriormente irão direto para o lixo.

Porem é mostrado que esse sistema esta em crise, pois a cada fase desse ciclo o homem destrói mais a natureza, retirando seus recursos naturais, poluídos o ar e a água, empobrecendo os solos, etc. E um dos principais fatores que agravam esse problema é o consumo exagerado da sociedade capitalista, aonde ter é mais importante que o ser.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro, por isso o nosso papel não deveria ser o de destruir o que nos fornece benefícios, e sim de preservar o meio ambiente e conseqüentemente a nos mesmo.


Lissandra.

sábado, 17 de maio de 2008

Professores entram em greve na França

Desde de quinta feira milhares de professores estão em greve na França, protestando contra as reformas anunciadas no setor da educação pelo então presidente conservador Nicolas Sarkozy.
As manifestação lotaram algumas das maiores avenidas de Paris, protestando contra o plano do governo de cortar 11 mil postos de trabalho no setor da educação (gerando a demissão de mais de 8 mil professores).
Para o governo os cortes são necessários para conter os gastos públicos e equilibrar o orçamento até 2012, atendendo ao compromisso que o país assumiu com a União Européia.
Nicolas Sarkozy, que passa pela faze menos popular do seu mandato disse em um discurso televisionado que apóia o direito à greve, mas irá forçar uma lei que obrigue as escolas a continuar abertas para que os pais possam ir ao trabalho.


Lissandra.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Novo prefeito é eleito em Londres


O conservador Boris Johnson, aos 43 anos, é agora o segundo prefeito da história de Londres. Venceu na eleição de 1º de maio Ken Livingstone, trabalhista que cumpriu dois mandatos e foi o primeiro a ocupar o cargo criado em 2000. Até então a capital do Reino Unido era administrada por um órgão do governo nacional e vários conselhos regionais.
Johnson é uma das personaldades mais aristocráticas na cena política britânica. Nasceu em Nova York, em 1964, estudou em Eton, o colégio em que estiveram os príncipes William e Harry, e Oxford. Sendo seu pai um parlamentar conservador que trabalhou para o governo inglês e seu bisavô turco foi ministro do último sultão otomano da Turquia.
Apesar de sua formação, foi candidato à Prefeitura por ser a coisa mais próxima de uma celebridade que o Partido Conservador tinha à disposição. "Ele tem uma habilidadae para sabotar a própria carreira com sua propensão a se divertir e a aparente falta de vontade de levar as coisas a sério", diz o jornalista Brian Wheaeler, da BBC, companheiro de quando os dois cobriam a Câmara dos Comuns. Após episódios como ter provocado um incidente diplomático com a Papua-Nova Guiné e perguntado para um assessor "e então, qual é minha política para as drogas?" durante uma entrevista, o Partido Conservador com medo de que pusesse as coisas a perder depois de tomar posse do cargo decidiu cercá-lo de assessores. A vitória de Johnson dá ânimo a uma colega seu de Eton e Oxford: David Cameron, líder do Partido Conservador e candidato a primeiro-ministro. O problema é que a eleição pode levar até dois anos e até lá Johnson estará no cargo mais visível do país depois do de primeiro-ministro.

Katrin

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Pai matém filha presa por 24 anos.


O engenheiro austríaco Josef Fritzl de 73 anos foi descoberto, mantendo sua filha Elisabeth Fritzl em cativeiro no porão de sua casa por 24 anos, violentando-a e ocasionando sete gestações.
Elisabeth declarou que o pai começou a violentá-la quando ela tinha apenas 11 anos de idade e aos 18 a deteve forçando-a a escrever uma carta a parentes e amigos dizendo que havia fugido de casa, e que não a procurassem mais.
Ele colocou três do sete filhos que teve com a filha na porta de sua casa, simulando o abandono das crianças, pegando- as para criar, e admitiu que pegou as crianças que mais faziam barulhos. Os outros quatro filhos continuaram trancados com a mãe, sendo que o último morreu pouco tempo depois do parto por falta de atendimento médico.
O caso veio à tona quando um dos filhos, Kerstin de 19 anos adoeceu, e teve que ser levado ao hospital, ele decidiu então libertar todos os filhos dizendo a mulher que a filha havia resolvido voltar pra cara, a policia desconfiando, logo chegou em Fritzl e ao cativeiro.



Gabriela Luciani

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Fora Imigrantes! O preconceito predomina na Espanha


As demonstrações racistas e xenófobas contra imigrantes quadriplicaram desde 2007, e o país é um dos que menos oferecem proteção aos estrangeiros na Europa, de acordo com um novo relatório da Anistia Internacional.
O relatório critica o governo da Espanha por tráfico de seres humanos e casos de prostituição de mulheres brasileiras, além de exploração infantil. A Espanha não assinou o Convênio Europeu sobre a Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, que entrou em vigor no dia 1° de fevereiro deste ano.

(xenofobia - preconceito contra quem é de fora)
Postado por Angela Meneguzzi Colares em 24/04/08

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Reino Unido multa aposentado por cavar túneis.


Um aposentado que se dedicou a construir túneis sob sua casa no Reino Unido foi condenado pela Justiça a pagar 300 mil libras esterlinas (mais de R$ 1 milhão) para cobrir os custos das obras públicas de reparo.

Por mais de 40 anos, William Lyttle, 77, um engenheiro aposentado conhecido como "homem-marmota", dedicou-se a construir uma trama de túneis sob sua casa no bairro de Hackney, na zona leste de Londres.
Em 2001, suas escavações causaram um buraco de cerca de cinco metros de largura na calçada. Cinco anos depois, a prefeitura conseguiu que Lyttle fosse expulso de casa, alegando que as intervenções trariam o imóvel abaixo. Desde então, o aposentado vive em uma acomodação da subprefeitura.

Na segunda-feira (14), a Alta Corte de Justiça do Reino Unido condenou Lyttle a pagar as 300 mil libras à subprefeitura no prazo de 14 dias, sob pena de perder a casa de 20 cômodos e quatro andares. Renovado, o imóvel poderia alcançar 1 milhão de libras esterlinas, ou cerca de R$ 3,4 milhões.
Lyttle foi ainda proibido de passar perto de sua casa, para evitar que ele causasse danos aos trabalhos de restauração.

Berlusconi anuncia "momentos difíceis" e reformas "impopulares"


O recém-eleito primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, deu nesta quarta-feira novas informações sobre como será seu governo e alertou que haverá "momentos difíceis" e reformas com "conteúdos impopulares".
Berlusconi disse que "os privilégios na administração pública serão cortados" e que "enxugamentos, também de gastos, deverão ser feitos pelas entidades públicas".
As advertências de Berlusconi foram feitas em entrevista coletiva após reunião em Roma com seus aliados: o líder da Aliança Nacional (AN) e número dois da coalizão conservadora, Gianfranco Fini, além de seus pares da Liga Norte (LN), Umberto Bossi, e da Autonomia Sul (AS), Raffaele Lombardo.

sábado, 29 de março de 2008

História da União Européia

Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa se encontrava devastada, então os Países Baixos (Holanda), Bélgica, Luxemburgo, devido à frágil economia, resolveram se agrupar para se fortalecer e retomar o crescimento. Essa união foi iniciada em 1944, mas só se consolidou no ano de 1948, com o nome de Benelux.
Em 1950 foi elaborado o Plano Schuman que tinha o objetivo de criar um mercado comum, que primeiramente se preocupou com a homogeneização da produção de aço e carvão na Alemanha e França. Para instaurar a união na produção da indústria de base na Europa, em 1951, foi criada a CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço), instituição formada a partir do Tratado de Paris, tendo os países Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo como integrantes.
Com o ocorrente desenvolvimento do Benelux e da CECA, originou-se, por meio do Tratado de Roma em 1957, o Mercado Comum Europeu chamado também de Comunidade Econômica Européia.
Mais tarde, em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, tendo início somente em 1993, que denominou um novo nome: União Européia (UE). A UE é um bloco econômico, político e social formado por países europeus que participam de um projeto de integração econômica. Seus objetivos são: promover a unidade política e econômica da Europa, melhorar as condições do livre comércio entre os países membros, reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões e promover o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento. Visando estes quesitos, foi criado em 2002 o Euro, uma moeda única dos países que o compõe. Mas nem todos os participantes aceitaram substituir suas moedas nacionais.
Com o passar do tempo, novos países foram sendo integrados ao bloco, formado hoje por 27 países, sendo esses: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Holanda, França, Itália, Reino Unido, Irlanda, Luxemburgo, Espanha, Grécia, Portugal, Suécia e Finlândia, Bulgária, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa e Romênia.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Espanha: mulher é achada carbonizada e mutilada

Policia espanhola investiga a morte de uma mulher, em um sitio perto da localidade de La Palma, seu corpo foi encontrado mutilado e carbonizado.
De acordo com a autopsia, a indícios que a mulher foi estuprada, degolada, cinco dedos de uma das mãos foram cortados e logo em seguida, seu corpo foi queimado.
O corpo foi encontrado ás 7h30 da manhã de domingo, a dificuldades de reconhecer a vitima dadas as circunstâncias. Estão sendo procuradas denúncias de desaparecimentos na região, descobrir a identidade da vítima. a possibilidades de ser crime sexual ou acerto de contas.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Russia pede à ONU que anule declaração de independência do Kosovo

O governo da Rússia pediu à ONU (Organização das Nações Unidas) que anule a declaração de independência do Kosovo, aprovada pelo Parlamento kosovar, alegando que a decisão do governo kosovar pode causar uma escalada na violência entre grupos étnicos na região.
"Esperamos que a missão da ONU e as forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Kosovo tomem providências imediatas e exerçam seu mandato (...) incluindo a anulação da decisão e a adoção de medidas administrativas duras", informou o ministério, em um comunicado.
"As decisões das lideranças do Kosovo criam o risco de uma escalada das tensões e da violência entre etnias na Província e de novos conflitos nos Bálcãs", diz o comunicado.

Moscou diz que reconhecerá repúblicas separatistas da Geórgia

A Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, ameaçou nesta sexta-feira reconhecer os territórios separatistas da Geórgia, em represália ao reconhecimento do Kosovo pelos países ocidentais.
"Os deputados da Duma se dirigem ao presidente do governo da Rússia com a proposta de examinar a oportunidade de um reconhecimento da independência da Abkházia e da Ossétia do Sul", segundo os termos de uma declaração aprovada por 441 dos 450 deputados da câmara baixa, anunciaram as agências de notícias russas.

Nicolas Sarkozy reduzirá aérea do arsenal nuclear de seu páis


O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta sexta-feira que reduzirá em um terço a parte aérea do arsenal nuclear de seu país. O país lançou propostas de desarmamento, como proibir mísseis de curto e médio alcances.
Sarkozy, que assistiu ao lançamento de um novo submarino atômico lança-mísseis, disse que a redução nas armas atômicas, mísseis e aviões deixará a França com menos de 300 ogivas nucleares. "Metade do que chegou a ter durante a Guerra Fria" afirmou o presidente francês.
O arsenal nuclear francês se baseia em dois componentes: o aéreo e o naval, integrado atualmente por três submarinos lança-mísseis.
Sarkozy escolheu o lançamento do submarino "Le Terrible", em Cherbourg, no noroeste do país, para seu primeiro discurso totalmente voltado a defender a dissuassão nuclear desde que assumiu o cargo.
Segundo o presidente francês, a decisão é "estritamente defensiva" e deve ser adaptada aos interesses vitais da França, e também leva em conta suas alianças e "a construção européia".
Para ele, as forças nucleares francesas são "elemento-chave" para a segurança da Europa. Em seu discurso, Sarkozy ainda propôs aos membros da União Européia (UE) "que reclamem um diálogo aberto sobre o papel da dissuasão e sua contribuição para a segurança do bloco".

Carro-bomba explode perto de quartel da Guarda Civil no norte da Espanha

Um carro-bomba explodiu nesta sexta-feira (21) junto ao quartel da Guarda Civil de Calahorra, em La Rioja, no norte da Espanha, que havia sido desocupado após um telefonema em nome da organização terrorista ETA (Euskadi Ta Askatasuna, Pátria Basca e Liberdade) alertando para a explosão.
Segundo o jornal "El País", a Guarda Civil ampliou o cordão policial no local por suspeitar que houvesse um segundo carro-bomba. A região estava cheia porque acabava de terminar a procissão da Sexta-Feira Santa. Apesar disso, segundo a polícia de Calahorra, a explosão não causou muitos danos. A agência de notícias Associated Press informa que apenas um policial ficou levemente ferido.
A DYA, organização que presta auxílio aos motoristas nas estradas, do País Basco confirmou que recebeu uma ligação em nome do ETA avisando que um carro-bomba iria explodir. A DYA é um dos canais usados habitualmente pelo ETA para avisar da explosão de bombas.
O aviso falava da colocação de uma bomba em um veículo, dando modelo, cor e marca, informaram fontes da DYA. O carro-bomba explodiu em uma rua na parte de trás do quartel.

Parlamento Europeu pede boicote aos Jogos

A polêmica sobre o boicote às Olimpíadas de 2008, em Pequim, por conta da instabilidade no Tibete e em outras províncias chinesas, parece não ter fim. Nesta terça-feira, o presidente do Parlamento Europeu, o alemão Hans-Gert Poettering, afirmou que a Europa deve mandar um "sinal" a Pequim, como renúncia dos líderes políticos em participar da cerimônia de abertura dos Jogos. Entrevistado pela rádio alemã Deutschlandfunk, Poettering disse que "é muito cedo para dizer como as coisas irão terminar", ressaltando que "é necessário ter todas as opções em aberto".
O presidente do Parlamento europeu, membro dos conservadores da União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, comentou que a Europa não pode ficar olhando:
- Não podemos concordar com aquilo que está acontecendo no Tibete. Os chineses devem saber disso. Precisamos dizer aos chineses que, se esta repressão continuar assim, haverá uma reação. Os representantes políticos que querem ir à China para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos, como eu mesmo planejei fazer, deverão se perguntar se uma viagem dessas irá representar um comportamento responsável - conclui Poettering.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Rússia: Dmitri Medvedev


Segundo os resultados quase definitivos anunciados pela Comissão Eleitoral Central russo, Medvedev obteve 70,23% dos votos emitidos nas eleições do domingo, e com isso superou o resultado obtido há quatro anos por Putin.

Euro alcança novo recorde frente ao dólar

A US$ 1,5274 o euro alcançou hoje um novo recorde histórico frente ao dólar, chegando a US$ 1,5274 no início da tarde, superando sua marca anterior de US$ 1,5239, registrada na última sexta-feira.

Companhia aérea alemã: pilotos conseguiram evitar uma tragédia

A companhia aérea alemã Lufthansa afirmou hoje que seus pilotos evitaram um grande desastre no aeroporto de Hamburgo, após uma forte rajada de vento ter causado brusco deslocamento em um avião durante o pouso. Havia 130 passageiros a bordo.
O avião se aproximou do asfalto da pista em um ângulo fora do normal, e então virou rapidamente antes de tocar o solo, e uma das asas chegou a raspar o chão.
Os pilotos evitaram um desastre ao rapidamente decolarem de novo, fazendo a chamada arremetida.
Nenhum passageiro se ferio, mas vôos em toda a Alemanha foram cancelados, adiados ou atrasados.

Cresce o número de brasileiros em Londres

De acordo com dados da agência nacional de estatísticas britânica, cresceu em seis vezes o número de brasileiros que moram na cidade de Londres desde 1997.
Porém, os brasileiros não constituem, segundo esses dados, um dos grupos nacionais mais numerosos da capital britânica, mas o crescimento proporcional no período é um dos maiores verificados pelas estatísticas.
Uma das explicações para o crescimento acentuado no número de estrangeiros seria o crescimento econômico britânico, que atrai imigrantes que buscam condições de vida melhores do que em seus países de origem, além de gerar postos de trabalho que nem sempre podem ser preenchidos por britânicos.


Luiza F. Pamplona

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Independência de Kosovo

Há duas semanas, Kosovo, com o apoio da maioria dos países da União Européia, e também dos Estados Unidos, declarou sua independência em relação a Sérvia, da qual era uma província. Essa nóticia foi muito comemorada pelos kosovares, porém os Sérvios ficaram enfurecidos. Várias manifestações violentas contra a independência foram feitas, no qual o principal alvo foi a embaixada americana.
O grande problema dessa situação são os movimentos separatistas, gerado pelo confronto das várias culturas dos países no sudeste europeu.