sábado, 9 de agosto de 2008

Conflito entre Geórgia x Rússia pode se tornar uma guerra


A Ossétia do Sul é uma região situada na encosta sul das montanhas do Cáucaso, pertencente ao Estado da Geórgia e localizada a 100 quilômetros da capital Tbilisi. No colapso da União Soviética houve o surgimento de um movimento separatista na Ossétia do Sul, que sempre esteve mais próxima da Rússia do que da própria Geórgia, mantendo relações com a vizinha russa Ossétia do Norte, que fica do lado norte do Cáucaso.
A maior parte de seus habitantes é etnicamente distinta dos georgianos e fala sua própria língua, e cerca de um terço de seu orçamento anual vem da Rússia. Eles afirmam que foram adquiridos à força pela Geórgia durante o regime soviético. Legalmente pertencem a este Estado, mas luta por sua independência desde os anos 90 e agora com o apoio da Rússia.
O combate está travado entre Rússia, Geórgia e Ossétia do Sul na região da Ossétia. A Rússia afirma que seu exército agiu em defesa da população, maioria russa, que estava sendo morta na região. O Parlamento da Geórgia votou neste sábado (9) a instauração do estado de guerra para os próximos 15 dias no país, que declara um combate com a Rússia na Ossétia do Sul. Após ataque russo ao seu exército, o presidente da Geórgia Mikheil Saakashvili declarou lei marcial, que constitui na suspenção das liberdades fundamentais do cidadão sendo que as pessoas podem ser presas sem fundamento judicial. Também confere poderes a ele, que pode tomar decisões sem consultar o Parlamento.
Os Estados Unidos, a União Européia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte pediram à Rússia e Geórgia para que abandonem o conflito. A Geórgia convocou moradores para que se apresentem ao exército, num claro sinal de que o combate deve continuar.
Este confronto já causou muitos prejuízos para as cidades centrais do conflito e muitas mortes, estimadas em 1500 aproximadamente.





Priscilla Bernardelli

Nenhum comentário: