domingo, 14 de setembro de 2008

Retirada de tropas


As tropas russas levantaram neste sábado os cinco principais acampamentos no oeste da Geórgia, como haviam prometido. A retirada havia sido acordada entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que ocupa a presidência rotativa da União Européia, e o presidente russo, Dmitri Medvedev, no dia 8 de setembro.

Medvedev aceitou retirar as tropas dos postos estratégicos entre Poti e Senaki antes de segunda-feira (15), como parte de uma retirada que deve ser completada em meados de outubro, assim como o envio de 200 observadores da UE à Geórgia.

Uma coluna de caminhões e veículos blindados de transporte de tropas partiu de Nabada às 7h45 (0h45 Brasília). A unidade, que tinha cerca de 70 militares, foi instalada próxima a uma praia nas margens do mar Negro para controlar o tráfego marítimo do porto de Poti em direção à região separatista georgiana da Abkházia.

Porém, Moscou insiste em manter 7.600 soldados na Abkházia e Ossétia do Sul, o que provocou a revolta de Tbilisi e a afirmação dos Estados Unidos de que o Kremlin estava violando o acordo de cessar-fogo.
Apesar da retirada russa, um policial georgiano morreu neste sábado ao ser atingido por tiros procedentes de um posto de controle abkházio situado na periferia desta região separatista.



Marina Freygang

Nenhum comentário: