domingo, 18 de maio de 2008

Vídeo assistido em sala

O vídeo assistido em sala mostra de uma forma criativa e de fácil compreensão o tema da sustentabilidade, questão muito importante atualmente. Mas o que é sustentabilidade? É um meio de configurar a civilização e as atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

O vídeo mostra o ciclo da produção: quando o homem retira da natureza a matéria prima, essa em seguida vai para a indústria, aonde são formados os produtos que irão para as prateleiras das lojas e que serão compradas por nós, e que posteriormente irão direto para o lixo.

Porem é mostrado que esse sistema esta em crise, pois a cada fase desse ciclo o homem destrói mais a natureza, retirando seus recursos naturais, poluídos o ar e a água, empobrecendo os solos, etc. E um dos principais fatores que agravam esse problema é o consumo exagerado da sociedade capitalista, aonde ter é mais importante que o ser.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro, por isso o nosso papel não deveria ser o de destruir o que nos fornece benefícios, e sim de preservar o meio ambiente e conseqüentemente a nos mesmo.


Lissandra.

7 comentários:

Brasil Atual disse...

Muito bom texto, parabéns!

;]

Brasil Atual disse...

A colega Lissandra ressaltou muito bem a menssagem e os fatos que o vídeo traz, parabéns, exelente texto!

Fernando Gofferjé

Grupo Da Europa disse...

Concordo plenamente com tudo o que foi dito pela colega Lissandra, que a sustentabilidade é a exploração consciente e equilibrada do meio em que TODOS (meio ambiente e populações) saem beneficiados, as populações por meio do lucro e satisfação das necessidades e o ambiente por meio da POSSIBILIDADE de se manter equilibrado. Ressalto ainda que o vídeo é uma ótima maneira de divulgação e conscientização, e que cada vez mais as pessoas necessitam desse tipo de informação pois é a partir da divulgação desta que nosso meio ambiente tem a chance de conseguir se reestabelecer.

Priscilla Bernardelli

Grupo Da Europa disse...

Achei o vídeo bem interessante, e o texto da colega também. Porém, acho bem difícil mudar o pensamento das pessoas em relação ao consumismo. Já estamos acomodados e acostumados com a tecnologia e a praticidade que ela proporciona. Por isso penso que a situação é quase irreversível.


Marina Freygang

Grupo Da Europa disse...

"... aonde o ser é mais importante que o ser." Frase que chamou minha atenção no texto de Lissandra, pelo fato de, infelizmente, ser realista. O vídeo a nós mostrado em sala de aula foi de grande relevância e ajudou para conscientização de que o mundo virou um sistema voltado ao consumo exagerado.
Penso que, falando claramente, devemos parar de nos contentarmos com o assistir e começar a agir, pensar grande. Como citado no texto, o que devíamos preservar e guardar como um tesouro, está se acabando por ignorância e vontade de renovar o guarda-roupas. Pensar grande partindo de si e acreditar, pode ser uma solução para o problema que nos cerca e assusta cada dia mais.

Angela Meneguzzi Colares

Grupo Da Europa disse...

Gostei muito do vídeo assistido em sala, que mostra de uma forma clara e objetiva a realidade que o mundo enfrenta, em se tratando de consumismo e meio ambiente.
Apesar de um pouco impactante, sabemos que não está longe de nós o mundo caótico.

Gabriela Luciani

blog da europa disse...

Vídeo construtivo, explícito e necessário. Alerta quem o assiste e não é apelativo, como muitos costumam ser. Poderia porém, ter sugerido mais alternativas para solucionar ou pelo menos amenizar o caos que nos espera. Afinal, é hipocresia nossa, agora sabendo de tais informações, elogiar o vídeo na escola e não refletir verdadeiramente para levar para o nosso cotidiano mudanças sinificativas.

Katrin Deeke Graf