segunda-feira, 12 de maio de 2008

Novo prefeito é eleito em Londres


O conservador Boris Johnson, aos 43 anos, é agora o segundo prefeito da história de Londres. Venceu na eleição de 1º de maio Ken Livingstone, trabalhista que cumpriu dois mandatos e foi o primeiro a ocupar o cargo criado em 2000. Até então a capital do Reino Unido era administrada por um órgão do governo nacional e vários conselhos regionais.
Johnson é uma das personaldades mais aristocráticas na cena política britânica. Nasceu em Nova York, em 1964, estudou em Eton, o colégio em que estiveram os príncipes William e Harry, e Oxford. Sendo seu pai um parlamentar conservador que trabalhou para o governo inglês e seu bisavô turco foi ministro do último sultão otomano da Turquia.
Apesar de sua formação, foi candidato à Prefeitura por ser a coisa mais próxima de uma celebridade que o Partido Conservador tinha à disposição. "Ele tem uma habilidadae para sabotar a própria carreira com sua propensão a se divertir e a aparente falta de vontade de levar as coisas a sério", diz o jornalista Brian Wheaeler, da BBC, companheiro de quando os dois cobriam a Câmara dos Comuns. Após episódios como ter provocado um incidente diplomático com a Papua-Nova Guiné e perguntado para um assessor "e então, qual é minha política para as drogas?" durante uma entrevista, o Partido Conservador com medo de que pusesse as coisas a perder depois de tomar posse do cargo decidiu cercá-lo de assessores. A vitória de Johnson dá ânimo a uma colega seu de Eton e Oxford: David Cameron, líder do Partido Conservador e candidato a primeiro-ministro. O problema é que a eleição pode levar até dois anos e até lá Johnson estará no cargo mais visível do país depois do de primeiro-ministro.

Katrin

Um comentário:

Grupo Da Europa disse...

Katrin, primeiro, parabéns pelo texto! Está bem elaborado e super fácil de entender.
Será que o novo prefeito virá a ser ministro algum dia??

Luiza.