sexta-feira, 30 de maio de 2008

Irlanda apresenta tratado que proíbe bombas de fragmentação


O governo irlandês apresentou nesta sexta-feira o texto oficial do tratado internacional que proíbe as bombas de fragmentação, estipulado na quarta-feira (28) por mais de cem países.
O ministro de Assuntos Exteriores irlandês, Micheal Martin, entregou aos representantes do governo norueguês uma cópia do novo tratado, que será ratificado pelos 111 países signatários em cerimônia que será realizada em Oslo em 2 de dezembro.
O tratado "proíbe, sob qualquer circunstância, o uso, desenvolvimento, fabricação, aquisição e armazenamento" das bombas de fragmentação, ao mesmo tempo em que reforça a assistência às vítimas, a maioria civis.
Os países signatários e a Coalizão contra as Bombas de Fragmentação (CMC), que reuniu mais de 200 ONGs durante as conversas de Dublin, qualificaram o tratado de histórico, apesar de os maiores produtores e usuários (Estados Unidos, Rússia, China e Índia) não terem assinado o pacto. O Moviment per la Pau (Movimento pela Paz), que participa das negociações, considerou positivo "o amplo consenso alcançado", pois "estigmatizará este tipo de armamento e condicionará também o comportamento daqueles que não o assinem".
Marina Freygang.

França descobre rede brasileira de falsificação e trabalho clandestino


Uma rede brasileira de falsificação de documentos, que permitia a empresas de construção empregar pessoas sem documentos pela metade do salário, foi descoberta em Paris e Lyon após a prisão de 79 pessoas.
Os 28 principais nomes da organização e seis executivos de construtoras foram detidos preventivamente. Entre os presos estão vários brasileiros, segundo uma fonte policial.
Os outros detidos são imigrantes sem documentos. O departamento especializado da polícia de fronteiras da França, responsável pela investigação, confiscou uma grande quantidade de material nos oito escritórios de falsificação de documentos descobertos na região de Paris.
Quase 300 policiais foram mobilizados na terça-feira e quinta-feira, ao fim de cinco meses de investigações.
Cada escritório produzia documentação falsa, em particular carteiras de identidade portuguesas, espanholas, francesas e italianas, assim como carteiras de motoristas, por um valor de 30 mil euros mensais.
A investigação descobriu que quase todos os estrangeiros sem documentos e em situação irregular haviam sido contratados por empresas de construção nas duas regiões.
Os trabalhadores recebiam um salário médio de 60 euros diários, quando a jornada média diária de um emprego idêntico chega a 105 euros.
Além disso, não tinham nenhuma assistência social e os patrões não pagavam os impostos correspondentes dos contratos.



Marina Freygang.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Médicos despertam do coma filha de austríaco nascida em porão


Kerstin, a filha mais velha de Elisabeth Fritzl que passou os 19 anos de sua vida trancada no porão, será despertada do coma induzido.

Elisabeth foi mantida durante 24 anos em cativeiro por seu pai, Josef Fritzl, de quem sofreu seguidos abusos sexuais que geraram sete filhos. Kerstin é a filha mais velha da relação incestuosa.

Kerstin está desde o fim de abril no hospital de Amstteten, onde foi internada pelos efeitos de uma grave doença que os médicos não conseguiam diagnosticar.
Os sinais vitais da menina ficaram estáveis durante as últimas semanas, após ter sido submetida a um coma induzido. Por isso, os médicos irão despertá-la.
No entanto, a fase de retirada do coma é longa e, dependendo de como a jovem reagir, pode durar várias semanas, segundo os médicos que a atendem.
Enquanto isso, os cinco irmãos de Kerstin, sua mãe e sua avó, Rosemarie, estão recebendo atendimento em uma clínica psiquiátrica de Amstetten.
O pai e seqüestrador, um técnico eletricista aposentado de 73 anos, está detido preventivamente desde 26 de abril em um centro penitenciário de Sankt Pölten, capital do Estado de Baixa Áustria.
Marina Freygang

União Européia anuncia mudanças em ajuda a países pobres

Os ministros de Desenvolvimento dos países da UE (União Européia) afirmaram nesta terça-feira que promoverão "reformas radicais" na ajuda que o bloco concede às nações menos desenvolvidas.
Além de aumentar o valor total da cooperação, os Estados-membros da UE vão intensificar a colaboração com todos os atores envolvidos no processo, para garantir transparência e melhorar a efetividade da ajuda distribuída.
Em uma reunião em Bruxelas, o bloco renovou o compromisso de ampliar o auxílio aos países pobres para 0,56% do seu PIB (Produto Interno Bruto) até 2010 --quando o valor chegará a 66 bilhões de euros-- e para 0,7% de suas riquezas até 2015, depois que, no ano passado, reduziu-a pela primeira vez, de 47,676 bilhões para 46,087 bilhões de euros.




Marina Freygang

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Itália transformará imigração ilegal em crime



O governo conservador de Silvio Berlusconi aprovou a transformação da imigração ilegal em crime na Itália, informou o ministro de Assuntos Exteriores italiano, Franco Frattini.
A decisão foi tomada durante o primeiro Conselho de Ministros do governo de Berlusconi, realizado na cidade de Nápoles e que durou quatro horas.
A tipificação da imigração ilegal como crime fará parte de um projeto de lei que será enviado ao Parlamento, enquanto outras medidas de luta contra a imigração clandestina e consideradas urgentes foram incluídas em um decreto-lei.


Luiza Pamplona.

O Dalai-lama se reuniu com o primeiro-ministro da Inglaterra.


O líder tibetano, então em viagem de 11 dias pelo Reino Unido foi recebido pelo primeiro minístro da Inglaterra, Gordon Brown em um centro religioso do Palácio de Lambeth, em frente ao Parlamento de Westminster.

O encontro foi descrito pelo governo britânico como uma "reunião inter-religiosa com vários outros líderes religiosos", entre eles o monsenhor Rowan Williams, arcebispo de Canterbury e líder da Igreja Anglicana.

Tais atividades internacionais do Dalai Lama estão provocando irritação da China, que acusam o prêmio Nobel da Paz de incentivar planos separatistas.



Luiza Pamplona.

domingo, 18 de maio de 2008

Vídeo assistido em sala

O vídeo assistido em sala mostra de uma forma criativa e de fácil compreensão o tema da sustentabilidade, questão muito importante atualmente. Mas o que é sustentabilidade? É um meio de configurar a civilização e as atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

O vídeo mostra o ciclo da produção: quando o homem retira da natureza a matéria prima, essa em seguida vai para a indústria, aonde são formados os produtos que irão para as prateleiras das lojas e que serão compradas por nós, e que posteriormente irão direto para o lixo.

Porem é mostrado que esse sistema esta em crise, pois a cada fase desse ciclo o homem destrói mais a natureza, retirando seus recursos naturais, poluídos o ar e a água, empobrecendo os solos, etc. E um dos principais fatores que agravam esse problema é o consumo exagerado da sociedade capitalista, aonde ter é mais importante que o ser.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro, por isso o nosso papel não deveria ser o de destruir o que nos fornece benefícios, e sim de preservar o meio ambiente e conseqüentemente a nos mesmo.


Lissandra.

sábado, 17 de maio de 2008

Professores entram em greve na França

Desde de quinta feira milhares de professores estão em greve na França, protestando contra as reformas anunciadas no setor da educação pelo então presidente conservador Nicolas Sarkozy.
As manifestação lotaram algumas das maiores avenidas de Paris, protestando contra o plano do governo de cortar 11 mil postos de trabalho no setor da educação (gerando a demissão de mais de 8 mil professores).
Para o governo os cortes são necessários para conter os gastos públicos e equilibrar o orçamento até 2012, atendendo ao compromisso que o país assumiu com a União Européia.
Nicolas Sarkozy, que passa pela faze menos popular do seu mandato disse em um discurso televisionado que apóia o direito à greve, mas irá forçar uma lei que obrigue as escolas a continuar abertas para que os pais possam ir ao trabalho.


Lissandra.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Novo prefeito é eleito em Londres


O conservador Boris Johnson, aos 43 anos, é agora o segundo prefeito da história de Londres. Venceu na eleição de 1º de maio Ken Livingstone, trabalhista que cumpriu dois mandatos e foi o primeiro a ocupar o cargo criado em 2000. Até então a capital do Reino Unido era administrada por um órgão do governo nacional e vários conselhos regionais.
Johnson é uma das personaldades mais aristocráticas na cena política britânica. Nasceu em Nova York, em 1964, estudou em Eton, o colégio em que estiveram os príncipes William e Harry, e Oxford. Sendo seu pai um parlamentar conservador que trabalhou para o governo inglês e seu bisavô turco foi ministro do último sultão otomano da Turquia.
Apesar de sua formação, foi candidato à Prefeitura por ser a coisa mais próxima de uma celebridade que o Partido Conservador tinha à disposição. "Ele tem uma habilidadae para sabotar a própria carreira com sua propensão a se divertir e a aparente falta de vontade de levar as coisas a sério", diz o jornalista Brian Wheaeler, da BBC, companheiro de quando os dois cobriam a Câmara dos Comuns. Após episódios como ter provocado um incidente diplomático com a Papua-Nova Guiné e perguntado para um assessor "e então, qual é minha política para as drogas?" durante uma entrevista, o Partido Conservador com medo de que pusesse as coisas a perder depois de tomar posse do cargo decidiu cercá-lo de assessores. A vitória de Johnson dá ânimo a uma colega seu de Eton e Oxford: David Cameron, líder do Partido Conservador e candidato a primeiro-ministro. O problema é que a eleição pode levar até dois anos e até lá Johnson estará no cargo mais visível do país depois do de primeiro-ministro.

Katrin

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Pai matém filha presa por 24 anos.


O engenheiro austríaco Josef Fritzl de 73 anos foi descoberto, mantendo sua filha Elisabeth Fritzl em cativeiro no porão de sua casa por 24 anos, violentando-a e ocasionando sete gestações.
Elisabeth declarou que o pai começou a violentá-la quando ela tinha apenas 11 anos de idade e aos 18 a deteve forçando-a a escrever uma carta a parentes e amigos dizendo que havia fugido de casa, e que não a procurassem mais.
Ele colocou três do sete filhos que teve com a filha na porta de sua casa, simulando o abandono das crianças, pegando- as para criar, e admitiu que pegou as crianças que mais faziam barulhos. Os outros quatro filhos continuaram trancados com a mãe, sendo que o último morreu pouco tempo depois do parto por falta de atendimento médico.
O caso veio à tona quando um dos filhos, Kerstin de 19 anos adoeceu, e teve que ser levado ao hospital, ele decidiu então libertar todos os filhos dizendo a mulher que a filha havia resolvido voltar pra cara, a policia desconfiando, logo chegou em Fritzl e ao cativeiro.



Gabriela Luciani