quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Rússia pode voltar atrás


Um dia depois de reconhecer as regiões da Abkhásia e Ossétia do Sul, os países-membros da OTAN afirmaram que condenaram a Rússia pela decisão e pediram para moscou que reverta a situação.
"O Conselho do Atlântico Norte condena a decisão da Federação Russa de estender o reconhecimento às regiões de Abkházia e Ossétia do Sul, na Geórgia, e pede que a Rússia reverta esta decisão"
Gabriela Luciani

sábado, 23 de agosto de 2008

Geórgia prolonga estado de guerra após Rússia manter tropas no país

O Parlamento da Geórgia prolongou neste sábado por mais duas semanas o status de "estado de guerra" no país por considerar que a Rússia descumpriu o compromisso de retirar suas tropas do território georgiano para as regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia.
Os deputados aprovaram assim o pedido do presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, que argumentou que a prorrogação do estado de guerra é necessária "porque as tropas russas permanecem na Geórgia em violação ao acordo de cessar-fogo".
O estado de guerra foi implantado no país por duas semanas no último dia 8, quando a Rússia enviou seu Exército para a Geórgia com o objetivo de defender a separatista Ossétia do Sul dos ataques das tropas georgianas.
A Rússia declarou ontem à noite que tinha recuado suas tropas do território georgiano para a Ossétia do Sul, mas Tbilisi denunciou hoje que os militares russos ainda mantêm sob seu controle regiões estratégicas do país e várias localidades, como o porto de Poti e a cidade de Senaki, no oeste perto da também separatista Abkházia.
"A situação melhorou apenas ligeiramente após a retirada das principais unidades da Rússia, já que as tropas russas ainda mantêm o controle de vários territórios estratégicos", disse à imprensa o deputado georgiano David Darchiashvli.

Angela M. Colares

domingo, 17 de agosto de 2008



O porto de São Francisco do Sul é o quinto maior porto do Brasil em movimentação de container. É administrado pelo governo do Estado de Santa Catarina. Está situado na baia de Babitonga, tem influencia em SC e parte do RS. Além da administração do governo, o porto de São Francisco do Sul recebe investimentos de empresas como Terlogs, Bunge e a CIDASC o que contribui para a agilidade nas operações. Os acessos ao porto são: rodoviário - BR-280 / BR-101 e BR-116, ferroviário- Ferrovia Sul-Atlântico S/A, e marítimo - farol da ponta José Dias.

Os principais produtos movimentados são: Granel sólido: farelo de soja, fertilizantes, milho; Granel líquido: óleo de soja, petróleo; Carga geral: blocos de motor, compressores, eletro-eletrônicos, carne congelada, artigos têxtil, cerâmica, ferro fundido, madeira, papel Kraft e contêineres.

Área total: 36.000m2



Gabriela L. e Katrin

Porto de Imbituba


O Porto de Imbituba está estrategicamente localizado no "epicentro" do Mercosul, tendo, desta forma comunicação fácil com as maiores regiões produtoras e consumidoras, não só do país, mas da América do Sul como todo.
Foi construído em uma enseada aberta ao mar. O canal de acesso ao porto é profundo, permitindo a navegação de navios de grande porte a qualquer hora do dia e da noite.
Atualmente conta com quatro Berços de Atracação.
Principais produtos transportados: granéis sólidos e líquidos, congelados, contêineres e carga geral. Com destaque nas importações de fertilizantes, coque, milho, sal e barrilha e nas exportações de congelados, açúcar e contêineres.
O PORTO DE IMBITUBA movimentou, neste mês de março, 191.571 ton. de cargas, o que corresponde à maior movimentação dos últimos 17 anos e 7 meses. E em média, movimenta pouco mais de um milhão de toneladas por ano.



Marina

Porto de Imbituba

Em 1870, foram descobertas jazidas de carvão no sul de Santa Catarina, nas vertentes do rio Tubarão. Estudos realizados na época apontavam Imbituba como o local ideal para a construção de um porto para a movimentação desse minério.
Mas as obras de construção do Porto só se efetivaram mesmo a partir de 1919, com o pioneirismo do empresário carioca Henrique Lage.
O Porto de Imbituba é administrado pela Companhia Docas de Imbituba, empresa de Capital Aberto que detém a concessão para exploração comercial do Porto até o ano 2012. Constituindo-se, assim, o único porto Público do país administrado por uma empresa privada.
Localizado no litoral sul do estado de Santa Catarina a cerca de 90 km da capital Florianópolis, estando conectado à BR-101
.



Angela

Porto de Itajaí

Luiza

Porto de Itajaí

Sendo tradicionalmente um porto de carga geral, o Porto de Itajaí vem apresentando um crescimento surpreendente nos últimos anos. A movimentação financeira das mercadorias que circulam através do Porto de Itajaí apresentou o maior incremento dos últimos cinco anos. Entre exportações e importações foram movimentados, de janeiro a julho, US$ 6,5 bilhões. O total representa um crescimento de 40,61% em relação ao mesmo período de 2007. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Dos 22 estados que exportam mercadorias através de Itajaí, Santa Catarina foi responsável pela movimentação de 59,37%.


Área: Suas instalações têm mais de 15.000 m² de área coberta para estocagem de produtos e 38.000 m² de área descoberta para armazenagem de contêineres. Sendo que até o final de 2008 o Porto Municipal de Itajaí deve ampliar em 64 mil metros quadrados a área para armazenagem de contêineres.

Principais produtos exportados: madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo.


Principais produtos importados: trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos.

Áreas de influências: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Priscilla

Porto de Itajaí

É o principal porto de Santa Catarina, sendo o segundo maior do país em movimentação de containeres. Caracteriza-se por ser um porto essencialmente exportador, onde cerca de 78% da movimentação corresponde a exportação,escoando quase toda a produção do Estado. É também o único terminal portuário municipalizado do país.

História: O porto começou a ser construído em 1938, com a edificação do primeiro trecho de cais, concluindo-se em 1956.

Localização: Está localizado no município de Itajaí, na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2km de sua foz, no litoral norte do estado de Santa Catarina.

Parceria: O Teconvi S/A (Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí) é uma empresa privada que, através de licitação, arrendou em janeiro de 2002 parte das instalações do Porto de Itajaí, possuindo concessão para atuar como operadora portuária no segmento de contêineres. Trabalhando pela modernização, aparelhamento e ampliação da área portuária.


Lissandra

sábado, 9 de agosto de 2008

Conflito entre Geórgia x Rússia pode se tornar uma guerra


A Ossétia do Sul é uma região situada na encosta sul das montanhas do Cáucaso, pertencente ao Estado da Geórgia e localizada a 100 quilômetros da capital Tbilisi. No colapso da União Soviética houve o surgimento de um movimento separatista na Ossétia do Sul, que sempre esteve mais próxima da Rússia do que da própria Geórgia, mantendo relações com a vizinha russa Ossétia do Norte, que fica do lado norte do Cáucaso.
A maior parte de seus habitantes é etnicamente distinta dos georgianos e fala sua própria língua, e cerca de um terço de seu orçamento anual vem da Rússia. Eles afirmam que foram adquiridos à força pela Geórgia durante o regime soviético. Legalmente pertencem a este Estado, mas luta por sua independência desde os anos 90 e agora com o apoio da Rússia.
O combate está travado entre Rússia, Geórgia e Ossétia do Sul na região da Ossétia. A Rússia afirma que seu exército agiu em defesa da população, maioria russa, que estava sendo morta na região. O Parlamento da Geórgia votou neste sábado (9) a instauração do estado de guerra para os próximos 15 dias no país, que declara um combate com a Rússia na Ossétia do Sul. Após ataque russo ao seu exército, o presidente da Geórgia Mikheil Saakashvili declarou lei marcial, que constitui na suspenção das liberdades fundamentais do cidadão sendo que as pessoas podem ser presas sem fundamento judicial. Também confere poderes a ele, que pode tomar decisões sem consultar o Parlamento.
Os Estados Unidos, a União Européia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte pediram à Rússia e Geórgia para que abandonem o conflito. A Geórgia convocou moradores para que se apresentem ao exército, num claro sinal de que o combate deve continuar.
Este confronto já causou muitos prejuízos para as cidades centrais do conflito e muitas mortes, estimadas em 1500 aproximadamente.





Priscilla Bernardelli

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Esculturas de 5 mil anos encontradas na Inglaterra

Foram encontradas nas regiões de Northumberland e Durham no norte da Inglaterra centenas de esculturas pré-históricas. Segundo especialistas as rochas datam do período Neolítico, sendo feitas há aproximadamente cinco mil anos. As esculturas têm formatos e tamanhos diversos, e seus significados ainda não foram decifrados pela equipe descobridora das obras.




Priscilla Bernardelli

Conservadores pedem antecipação de eleições no Reino Unido


O Partido Conservador britânico aproveitou neste domingo a guerra interna que vive o governamental Partido Trabalhista para pedir a antecipação das eleições gerais, previstas para 2010.

A crescente impopularidade e a frouxa liderança do primeiro-ministro Gordon Brown geraram um enfrentamento dentro do Partido Trabalhista, o que parece agradar a oposição.

"O Partido Trabalhista está claramente dividido entre as pessoas que apóiam Brown e que tentam acabar com ele", indicou o dirigente conservador.
"O que temos é um governo em meio ao caos em um momento em que o Reino Unido enfrenta sérios desafios. Simplesmente, não podemos continuar assim por outros 18 meses", comentou Grayling.


O político conservador fez esses comentários depois que os ministros da Economia, Alistair Darling, e da Inovação e Universidades, John Denham, assim como a número dois trabalhista, Harriet Harman, declarassem apoio a Brown.
(God Save de Queen! Hehehe)
>Luiza F. Pamplona

Mais segurança na Itália


Um total de três mil militares foram mobilizados nesta segunda-feira em várias cidades italianas em cumprimento do polêmico decreto firmado pelo governo conservador de Silvio Berlusconi para garantir a segurança dos cidadãos.
Os militares deverão vigiar monumentos e lugares importantes, como embaixadas e os centros onde se encontram detidos os imigrantes ilegais.

Outros militares patrulharão junto com a Polícia ruas e avenidas da capital italiana.
Em Roma, cerca de 400 soldados vigiarão dez estações das linhas metropolitanas de trem, principalmente, a estação central de Termini assim como um centro de detenção de imigrantes.
O prefeito da cidade, Gianni Alemanno, se opõe ao patrulhamento das ruas do centro histórico, o que afetaria a imagem da cidade, que recebe a cada ano milhões de turistas.
O papel dos militares em Roma deverá ser limitado.


Os sindicatos da Polícia criticaram a medida e acusaram o governo de Berlusconi de querer ganhar a opinião pública usando "demagogicamente a segurança" e de militarizar as cidades.
O ministro do Interior Roberto Maroni explicou que a medida foi tomada para dar uma resposta aos cidadãos preocupados com o aumento da insegurança.
>Luiza F. Pamplona